Farmácia Escola UFSC

A Farmácia Escola da UFSC é um dos laboratórios de ensino do Departamento de Ciências Farmacêuticas. A farmácia destina-se à formação e ao treinamento de acadêmicos e de profissionais da área farmacêutica e de outras áreas, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O atual modelo atende aos pacientes cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

A Farmácia Escola da UFSC constitui projeto de Extensão vinculado ao Grupo de Pesquisa Política e Serviços Farmacêuticos. Neste espaço são desenvolvidas atividades de ensino, especialmente os estágios de graduação. Nesta atividade os estudantes contribuem para o acompanhamento farmacoterapêutico, elaboração de protocolos de atendimento farmacêutico e registro clínico.

As atividades de pesquisa são desenvolvidas por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especializações, das teses e dissertações de estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Farmácia e em Assistência Farmacêutica. Utilizando dados de acompanhamento farmacoterapêutico foram realizados estudos sobre o tratamento da artrite reumatoide, hepatite C crônica, doença de Parkinson, dislipidemia, entre outras.

A Farmácia Escola foi inaugurada em 1987, a partir do movimento Sem Farmácia Escola não há Escola de Farmácia, de iniciativa dos estudantes de Farmácia da UFSC. A luta pela implantação e manutenção de uma farmácia escola junto aos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia da UFSC tem sido uma constante há mais de três décadas, passando por diferentes modelos.

Visite a página da Farmácia Escola UFSC e conheça os serviços ofertados à comunidade e as atividades acadêmicas desenvolvidas. Clique aqui!